O Parque das Sequoias tem 70 anos de história. Encravado em meio à mata nativa de Canela, na Serra Gaúcha, o parque é uma das maiores coleções de árvores de todo o mundo, possuindo exemplares de sequoias e metasequoias – as espécies de árvores mais altas do mundo. Saiba um pouco mais sobre sua história:
Nos idos de 1945, Curt Mentz e sua esposa Osmilda adquiriram esta área, construindo uma casa de veraneio no estilo bávaro, ajardinando as imediações com árvores características do estilo, as coníferas.
Havendo no todo áreas desmatadas, surgiu a ideia de implantar um reflorestamento. Nossa região na época era explorada por serrarias para exportação e por uma fábrica de celulose que utilizavam basicamente o pinheiro, que tem o crescimento lerdo.
Numa pesquisa sobre reflorestamento no hemisfério norte verificou-se a opção de diversas coníferas para a produção de madeira, celulose, lenha, carvão, breu, vernizes, álcool e outros subprodutos.
Como a intenção não seria de um reflorestamento industrial, por não haver área para tal, e somente seria aproveitado pelos filhos ou netos, o ideal teria que ser maior e a opção deveria ter um cunho científico para ser aproveitado pelo estado e pelo país.