Curt Mentz, o idealizador do parque, tinha como grande objetivo ver quais destas espécies experimentadas poderiam produzir madeira mais rápido e desta forma preservar as araucárias (pinheiros). A produção de madeira foi por um longo tempo a principal fonte econômica da região. Hoje, a cadeia da madeira ainda é parte importante da economia, porém já agrega o processamento industrial com a fabricação moveleira e seus insumos como as fábricas de compensados e laminados.
O Turismo se desenvolveu na região e outras formas de negócios prosperaram. A hotelaria, a gastronomia e os atrativos turísticos são os propulsores que complementam o comércio e as novas indústrias que também complementam o turismo, como, por exemplo, o Chocolate.
No parque continuamos a trazer outras espécies, agora, não tão preocupados com o crescimento, mas em diversificar as espécies, mesmo que apenas paisagísticas.
A preocupação com a questão científica, ou seja, botânica, das árvores foi o foco em tratar a divulgação do nosso atrativo, portanto priorizamos em dizer que as Sequóias são as árvores mais altas do mundo e a Ginkgo biloba, a espécie arbórea mais antiga ainda vida sobre o planeta.
E a sensação de prazer, de bem estar, de revigorar as energias?